Sexta, 12 Fevereiro 2016 23:48

É Tempo de renovar-se!

Quaresma, Tempo de voltar para Deus, Tempo de avaliar a nossa humanidade e reconhecer que nem sempre vivemos de forma coerente a vida cristã: nossa relação com Deus e com os irmãos. Tempo dedicado a oração, a fraternidade e ao jejum. A Igreja neste Tempo nos chama a caminhar passo a passo em direção a Páscoa do Senhor buscando renovar nosso compromisso Batismal; a Vida Nova em Cristo, até sua vinda gloriosa no final dos tempos.

Jesus nosso Mestre nos orienta a viver as três práticas especiais da Quaresma e como faze-lo:
1. Esmola – “Quando deres ESMOLA, que a tua mão esquerda não saiba
o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa”.
2. Oração: – “Quando tu ORARDES, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.
3. Jejum: – “Tu, quando JEJUARES, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. (Mt 6, 3.4.6.17.18)

Como fiéis somos convidados a nos aproximar das santas cinzas que nos lembram a fragilidade da nossa humanidade, e sinal de penitência, porque Deus diz: “Porque tu és pó e ao pó hás de voltar” (cf Gen 3,19b).
Abramos o nosso coração ao Senhor fonte de vida e plenitude.

Ao Senhor a nossa oração.
Deus Eterno e todo Poderoso, o Senhor que se comove com os que se humilham e perdoa os que confessam suas faltas, como Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!
Senhor Jesus, dai-nos o Teu Santo Espírito, converta o nosso coração, dai-nos a graça de mudar de vida, e a alegria da salvação!

Procuremos hoje o silencio, amigo e companheiro dos contemplativos de Deus!