Sexta, 13 Maio 2016 00:00

Não subestimemos a força da oração

O Senhor nos convida a ouvir e obedecer: “Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! E Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que este” (Mc 12, 29-33).
É neste contexto que toda a Igreja vive o espírito Quaresmal, acolhendo as “24 horas para o Senhor”, uma jornada de oração e penitência proposta pelo Papa Francisco para os cristãos de todo o mundo.

Diz o Papa Francisco: «Não subestimemos a força da oração de muitos!
A necessidade da oração. Dado que estamos interligados em Deus, podemos fazer algo mesmo pelos que estão longe, por aqueles que não poderíamos jamais, com as nossas simples forças, alcançar: rezamos com eles e por eles a Deus, para que todos nos abramos à sua obra de salvação»

As “24 horas para o Senhor” incluem momentos de oração, confissões, anúncio do Evangelho e vigílias em diferentes igrejas, pois “Deus é rico em misericórdia” (Ef 2,4).

Essa iniciativa, a ser celebrada na sexta-feira e sábado que precedem o IV Domingo da Quaresma, faz com que muitas pessoas tenham a oportunidade de se aproximarem do sacramento da reconciliação e, entre essas, muitos jovens, que nesta experiência muitas vezes reencontram o caminho para voltar para o Senhor, para viverem um momento de intensa oração e redescobrir o sentido da própria vida.

O Papa exorta todas as dioceses, paróquias e comunidades a aderirem a esta Jornada, abrindo as igrejas durante estes dois dias e oferecendo a possibilidade de confissões e da Adoração Eucarística. Propõe ainda que o dia se conclua com a celebração da Missa vespertina.

Mas, também, Dom Rino Fisichella, do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, afirma que é importante ressaltar que “a misericórdia não se reduz ao Sacramento da Reconciliação, ela tem um horizonte muito mais amplo, que empenha cada um de nós a tornar-se instrumento da misericórdia para o próximo”.

Vivamos com coração penitente este dia, ajudando muitos outros a se aproximarem do Trono da Graça do Senhor, orando pelo mundo inteiro.

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!