Segunda, 31 Outubro 2016 20:37

Por que uma festa para todos os santos?

No céu pode ter um santo que você conheceu
Durante o ano, a Igreja Católica dedica alguns dias em sua liturgia para homenagear alguns santos. 19 de março é dia de São José; 13 de junho, dia de Santo Antônio; 12 de outubro, de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Enfim, comemoramos o exemplo de vida dos santos e o fato de eles já estarem diante da glória de Deus.
Contudo, você já imaginou que, além dos santos mais conhecidos, muitas outras almas também chegaram a ganhar o céu e a plenitude? Já pensou que, durante a história da humanidade, muitos mártires e muitas outras pessoas de bom coração, fiéis ao Senhor, viveram sua vida de forma irrepreensível e foram testemunhas para outro, mas permaneceram anônimas? Quem sabe haja, no céu, alguém que você tenha conhecido, que esteja morto e tenha se tornado santo!
Pois bem! No dia 1º de novembro, a Igreja celebra a Festa de Todos os Santos para fazer memória àqueles que estão diante da visão beatífica de Deus, intercedendo por nós sem cessar.
Para compreendermos um pouco melhor o sentido dessa festa, é importante mergulharmos na realidade da Igreja de Cristo, Seu Corpo Místico. A definição de Igreja é “a assembleia de todos os santos. A comunhão dos santos é precisamente a Igreja” (Catecismo Igreja Católica 946).
Complementando, o artigo seguinte diz: “Uma vez que todos os crentes formam um só corpo, o bem de uns é comunicado aos outros […]. O bem de Cristo é comunicado a todos os membros” [da Igreja] (CIC 947). Existe uma comunhão de bens espirituais que uns podem transmitir aos outros; nossas orações, nossos pedidos, jejuns e sacrifícios podem se tornar um “fundo comum”.
Os membros da Igreja são “os seus discípulos que peregrinam na terra (nós vivos); outros, terminada esta vida, são purificados (almas no purgatório); enquanto outros são glorificados, vendo claramente o próprio Deus trino e uno, como Ele é” (CIC 954).
As almas, nos três estados da Igreja, podem alcançar graças umas pelas outras. “A união dos que estão na terra com os irmãos que descansam na paz de Cristo de maneira alguma se interrompe; pelo contrário, […] vê-se fortalecida pela comunhão dos bens espirituais” (CIC 955).