SÃO CRISTÓVÃO -  25 DE JULHO

 

 

 

Viveu em 251 d.C. Cristóvão sempre foi um santo muito popular, sendo reverenciado especialmente por motoristas, atletas, marinheiros, barqueiros e viajantes, é um dos "Quatorze Santos Ajudantes" que apareceram para Santa Joana D’Arc.

De acordo com algumas das lendas, Cristóvão era um gigante materialista com manias de grandeza. Supondo que o rei a quem servia, seria o maior do mundo, Cristóvão servia, sem saber, a satanás, porém o gigante vivia triste, mal-humorado e imundo!

Através de um ermitão, o gigante descobriu o verdadeiro Rei. Informado, passou a fazer caridade para servir ao novo Senhor; Cristóvão trocou suas manias, e passou a servir seus semelhantes,  ajudando as pessoas a cruzarem o rio.

Um dia um menino pediu para ajudá-lo e São Cristóvão colocou-o nos ombros e começou a atravessar o rio.

A cada passo a criança ficava mais pesada e São Cristóvão se esforçava ao máximo para salvar o menino.

São Cristóvão disse a criança que estava muito difícil e que parecia estar carregando o mundo!

E a criança respondeu:" Não fique surpreso! Você está carregando o mundo, você carrega o criador do mundo nos ombros! O menino era Jesus!

Por isso São Cristóvão é invocado por todos antes de fazerem uma jornada.

Christopher significa "carregador de Cristo". (Christo-phoros).

Em algumas cidades, é costume os motoristas levarem seus veículos para serem bentos na igreja de São Cristóvão. Sua festa é celebrada no dia 25 de julho.

Existe uma tradição antiga, que diz que quem olhasse a imagem de São Cristovão, passaria aquele dia sem qualquer dano.

A existência de um mártir chamado São Cristóvão não pode ser negada visto ter sido suficientemente provada pelo jesuíta Nicholas Serarius em seu tratado sobre "Ladainhas" "Litenutici" (Cologne 1609) e por Molanus em sua historia de pinturas sagradas "De Picturis et imaginibus sacris"(Louvain 1570).

Fonte: http://santossanctorun.blogspot.com.br/

 

BENFEITORES